Sugestões de estrutura da letra das músicas
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Que tal estas estruturas?
Sugestões de estrutura da letra das músicas
Desde que estudo Camões, que noto que tudo soa perfeitinho, e tudo é feito para ser perfeito e complexo.
Na minha ultima aula relembrei porque isso acontece - tudo tem uma construcção fixa e lógica.
Ora, neste tópico o que vou sugerir são várias estruturas, para se quiserem, utilizarem nas próximas músicas, adaptadas às mensagens que querem ser transmitidas com a música:
1ª - Músicas com silabas métricas e que tenham tipos de versos constantes ( http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9trica_(poesia) ) e construcção de rimas iguais em todos os versos, menos nos refrões, solos ou transições (se é que me faço entender, pois a minha linguagem musical não é muito rica).
2ª - Em músicas com muito ritmo e "energia" (que por enquanto não existem), letras grandes e complexas, com algumas rimas no meio.
3ª - Letra que conte uma história (escondida ou não) e que use solos (leves ou habilidosos dependendo da música) como transições na história. Neste género, das músicas que conheço que se enquadram nele, há sempre um "grand finale".
4ª - Músicas show-off, quase instrumentais, que tenham poucas letras e que sejam "soft" (e encaixem bem no contexto).
5ª - "Lentas e rápidas", uma música que tem um verso de 1 até 3 silabas métricas e no verso seguinte se cante com mais 10 (ou até mais) silabas métricas, que no verso seguinte volta ao verso anterior e, cria-se um ciclo contínuo e viciante para os ouvintes. Se não for bem feito pode ser irritante.
Acrescentarei mais em breve .
Na minha ultima aula relembrei porque isso acontece - tudo tem uma construcção fixa e lógica.
Ora, neste tópico o que vou sugerir são várias estruturas, para se quiserem, utilizarem nas próximas músicas, adaptadas às mensagens que querem ser transmitidas com a música:
1ª - Músicas com silabas métricas e que tenham tipos de versos constantes ( http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9trica_(poesia) ) e construcção de rimas iguais em todos os versos, menos nos refrões, solos ou transições (se é que me faço entender, pois a minha linguagem musical não é muito rica).
2ª - Em músicas com muito ritmo e "energia" (que por enquanto não existem), letras grandes e complexas, com algumas rimas no meio.
3ª - Letra que conte uma história (escondida ou não) e que use solos (leves ou habilidosos dependendo da música) como transições na história. Neste género, das músicas que conheço que se enquadram nele, há sempre um "grand finale".
4ª - Músicas show-off, quase instrumentais, que tenham poucas letras e que sejam "soft" (e encaixem bem no contexto).
5ª - "Lentas e rápidas", uma música que tem um verso de 1 até 3 silabas métricas e no verso seguinte se cante com mais 10 (ou até mais) silabas métricas, que no verso seguinte volta ao verso anterior e, cria-se um ciclo contínuo e viciante para os ouvintes. Se não for bem feito pode ser irritante.
Acrescentarei mais em breve .
DemonOfJustice- Camera-man
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Idade : 29
Humor : zzz...
Re: Sugestões de estrutura da letra das músicas
São uma boa base.
Deve-se tentar inovar, e adaptar também. E outros.
Mas estão/são óptimas.
Bom trabalho DOJ.
Deve-se tentar inovar, e adaptar também. E outros.
Mas estão/são óptimas.
Bom trabalho DOJ.
Re: Sugestões de estrutura da letra das músicas
Yay, woohoo! Hoje o cócó já vai sair mais direitinho!
DemonOfJustice- Camera-man
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Re: Sugestões de estrutura da letra das músicas
Eu tanto faço metricamente como de uma forma dadaísta. Consegui introduzir a vertente dadaísta no meu último poema em português, mas geralmente revela-se mais fácil nos poemas (/letras para música) em inglês.
Fui (e sou) muito fã da escrita camoniana, dos versos decassilábicos heróicos (=acentuados na sexta e décima sílabas), e tenho muitos poemas (alguns deles sonetos) com essa métrica, algumas redondilhas, mas em inglês preocupo-me menos com este tipo de métrica. Sou mais dadaísta, como já referi: estruturalmente e liricamente.
Vejo, sim, uma relação entre letras energéticas, intensas, expressivas e músicas "com muito ritmo e energia".
Quanto aos solos mencionados no 3º ponto, sou um pouco anti-solos, já que são raros os que conseguem de facto exprimir algo. Muitas vezes são desnecessários, são apenas algo técnico, sem sentimento. É claro que há solos que gosto, e que conseguem ser bastante expressivos.
Quanto ao 4º ponto, tenho apenas uma dúvida. Não quiseste dizer que músicas instrumentais são show-off, pois não?
Finalizando, com o 5º ponto, gosto da ideia, e um grande exemplo disso é a Reptile dos Nine Inch Nails.
Fui (e sou) muito fã da escrita camoniana, dos versos decassilábicos heróicos (=acentuados na sexta e décima sílabas), e tenho muitos poemas (alguns deles sonetos) com essa métrica, algumas redondilhas, mas em inglês preocupo-me menos com este tipo de métrica. Sou mais dadaísta, como já referi: estruturalmente e liricamente.
Quanto a este ponto concordo, mas não totalmente. Há alturas em que numa música a expressividade da mesma implica que o número de sílabas sejam reduzidas (ou aumentadas).1ª - Músicas com silabas métricas e que tenham tipos de versos constantes (..)
Por letras grandes queres dizer muitos versos ou muitas sílabas no mesmo verso? Acho que não há grande relação entre uma música acelerada e energética e uma letra comprida/várias sílabas, muito menos com a existência de rimas. Rimas são embelezamentos expressivos e fonéticos que podem ou não encaixar com a música, mexida ou não.2ª - Em músicas com muito ritmo e "energia" (que por enquanto não existem), letras grandes e complexas, com algumas rimas no meio.
Vejo, sim, uma relação entre letras energéticas, intensas, expressivas e músicas "com muito ritmo e energia".
Quanto aos solos mencionados no 3º ponto, sou um pouco anti-solos, já que são raros os que conseguem de facto exprimir algo. Muitas vezes são desnecessários, são apenas algo técnico, sem sentimento. É claro que há solos que gosto, e que conseguem ser bastante expressivos.
Quanto ao 4º ponto, tenho apenas uma dúvida. Não quiseste dizer que músicas instrumentais são show-off, pois não?
Finalizando, com o 5º ponto, gosto da ideia, e um grande exemplo disso é a Reptile dos Nine Inch Nails.
"She spreads herself wide open to let the insects in
She leaves a trail of honey to show me where she’s been
She has the blood of reptile just underneath her skin
Seeds from a thousand lovers drip down from within
Oh my beautiful liar
Oh my precious whore
My disease my infection
I am so impure
Devils speak of the ways in which she'll manifest
Angels bleed from the tainted touch of my caress
Need to contaminate to alleviate this loneliness
I now know the depths I reach are limitless
Oh my beautiful liar
Oh my precious whore
My disease my infection
I am so impure"
Três versões da música.
[left]She leaves a trail of honey to show me where she’s been
She has the blood of reptile just underneath her skin
Seeds from a thousand lovers drip down from within
Oh my beautiful liar
Oh my precious whore
My disease my infection
I am so impure
Devils speak of the ways in which she'll manifest
Angels bleed from the tainted touch of my caress
Need to contaminate to alleviate this loneliness
I now know the depths I reach are limitless
Oh my beautiful liar
Oh my precious whore
My disease my infection
I am so impure"
Três versões da música.
Re: Sugestões de estrutura da letra das músicas
Visto que foi o Flip a dizer aquilo (sendo rigoroso com estas coisas) também posso dizer que sou um homem feliz .
Para ficar já esclarecido na 4ª estrutura, não considero instrumentais um modo de show off, mas sim a estrutura mais apropriada para show off, pois os nossos ouvidos ficam concentrados nos instrumentos e na perícia.
De qualquer uma das formas, quero que também fique esclarecido, que isto é apenas uma sugestão e um esboço para compor músicas seguindo uma estrutura básica.
Para ficar já esclarecido na 4ª estrutura, não considero instrumentais um modo de show off, mas sim a estrutura mais apropriada para show off, pois os nossos ouvidos ficam concentrados nos instrumentos e na perícia.
De qualquer uma das formas, quero que também fique esclarecido, que isto é apenas uma sugestão e um esboço para compor músicas seguindo uma estrutura básica.
DemonOfJustice- Camera-man
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Re: Sugestões de estrutura da letra das músicas
Gostava de seguir um conceito... anti-estrutura. Variar na estrutura. Experimentar novas formas, novos jogos de sons e expandir a expressividade das músicas. Até admito influências de música noise, com ou sem tempos, dependendo dos instrumentos
Re: Sugestões de estrutura da letra das músicas
É bom conhecer vários tipos. Várias estruturas.
Isso da "anti-estrutura", já tinha referido... "Inovar ou/e adaptar"
Vou dormir.
Hug
Isso da "anti-estrutura", já tinha referido... "Inovar ou/e adaptar"
Vou dormir.
Hug
Re: Sugestões de estrutura da letra das músicas
É bom conhecer vários tipos. Várias estruturas.
Isso da "anti-estrutura", já tinha referido... "Inovar ou/e adaptar"
Vou dormir.
Hug
Isso da "anti-estrutura", já tinha referido... "Inovar ou/e adaptar"
Vou dormir.
Hug
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