The Foris [portugal]
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sugestões de estrutura da letra das músicas

3 participantes

Ir para baixo

Que tal estas estruturas?

Sugestões de estrutura da letra das músicas I_vote_lcap63%Sugestões de estrutura da letra das músicas I_vote_rcap 63% 
[ 5 ]
Sugestões de estrutura da letra das músicas I_vote_lcap13%Sugestões de estrutura da letra das músicas I_vote_rcap 13% 
[ 1 ]
Sugestões de estrutura da letra das músicas I_vote_lcap13%Sugestões de estrutura da letra das músicas I_vote_rcap 13% 
[ 1 ]
Sugestões de estrutura da letra das músicas I_vote_lcap0%Sugestões de estrutura da letra das músicas I_vote_rcap 0% 
[ 0 ]
Sugestões de estrutura da letra das músicas I_vote_lcap13%Sugestões de estrutura da letra das músicas I_vote_rcap 13% 
[ 1 ]
 
Total de votos : 8
 
 

Sugestões de estrutura da letra das músicas Empty Sugestões de estrutura da letra das músicas

Mensagem  DemonOfJustice Ter Out 20, 2009 11:46 pm

Desde que estudo Camões, que noto que tudo soa perfeitinho, e tudo é feito para ser perfeito e complexo.
Na minha ultima aula relembrei porque isso acontece - tudo tem uma construcção fixa e lógica.
Ora, neste tópico o que vou sugerir são várias estruturas, para se quiserem, utilizarem nas próximas músicas, adaptadas às mensagens que querem ser transmitidas com a música:

1ª - Músicas com silabas métricas e que tenham tipos de versos constantes ( http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9trica_(poesia) ) e construcção de rimas iguais em todos os versos, menos nos refrões, solos ou transições (se é que me faço entender, pois a minha linguagem musical não é muito rica).

2ª - Em músicas com muito ritmo e "energia" (que por enquanto não existem), letras grandes e complexas, com algumas rimas no meio.

3ª - Letra que conte uma história (escondida ou não) e que use solos (leves ou habilidosos dependendo da música) como transições na história. Neste género, das músicas que conheço que se enquadram nele, há sempre um "grand finale".

4ª - Músicas show-off, quase instrumentais, que tenham poucas letras e que sejam "soft" (e encaixem bem no contexto).

5ª - "Lentas e rápidas", uma música que tem um verso de 1 até 3 silabas métricas e no verso seguinte se cante com mais 10 (ou até mais) silabas métricas, que no verso seguinte volta ao verso anterior e, cria-se um ciclo contínuo e viciante para os ouvintes. Se não for bem feito pode ser irritante.

Acrescentarei mais em breve Very Happy .
DemonOfJustice
DemonOfJustice
Camera-man
Camera-man

Mensagens : 612
TF Points : 5377
Rank : 4
Data de inscrição : 03/07/2009
Idade : 29
Humor : zzz...

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões de estrutura da letra das músicas Empty Re: Sugestões de estrutura da letra das músicas

Mensagem  Michael Gethin Ter Out 20, 2009 11:52 pm

São uma boa base.

Deve-se tentar inovar, e adaptar também. E outros.

Mas estão/são óptimas.

Bom trabalho DOJ. Very Happy Very Happy
Michael Gethin
Michael Gethin
EOL
EOL

Mensagens : 717
TF Points : 5709
Rank : 4
Data de inscrição : 11/06/2009
Idade : 30
Localização : Here and There
Humor : Sem memória

http://edgeoflimit.com

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões de estrutura da letra das músicas Empty Re: Sugestões de estrutura da letra das músicas

Mensagem  DemonOfJustice Ter Out 20, 2009 11:56 pm

Yay, woohoo! Hoje o cócó já vai sair mais direitinho!
DemonOfJustice
DemonOfJustice
Camera-man
Camera-man

Mensagens : 612
TF Points : 5377
Rank : 4
Data de inscrição : 03/07/2009
Idade : 29
Humor : zzz...

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões de estrutura da letra das músicas Empty Re: Sugestões de estrutura da letra das músicas

Mensagem  Flip Qua Out 21, 2009 12:23 am

Eu tanto faço metricamente como de uma forma dadaísta. Consegui introduzir a vertente dadaísta no meu último poema em português, mas geralmente revela-se mais fácil nos poemas (/letras para música) em inglês.

Fui (e sou) muito fã da escrita camoniana, dos versos decassilábicos heróicos (=acentuados na sexta e décima sílabas), e tenho muitos poemas (alguns deles sonetos) com essa métrica, algumas redondilhas, mas em inglês preocupo-me menos com este tipo de métrica. Sou mais dadaísta, como já referi: estruturalmente e liricamente.

1ª - Músicas com silabas métricas e que tenham tipos de versos constantes (..)
Quanto a este ponto concordo, mas não totalmente. Há alturas em que numa música a expressividade da mesma implica que o número de sílabas sejam reduzidas (ou aumentadas).

2ª - Em músicas com muito ritmo e "energia" (que por enquanto não existem), letras grandes e complexas, com algumas rimas no meio.
Por letras grandes queres dizer muitos versos ou muitas sílabas no mesmo verso? Acho que não há grande relação entre uma música acelerada e energética e uma letra comprida/várias sílabas, muito menos com a existência de rimas. Rimas são embelezamentos expressivos e fonéticos que podem ou não encaixar com a música, mexida ou não.
Vejo, sim, uma relação entre letras energéticas, intensas, expressivas e músicas "com muito ritmo e energia".

Quanto aos solos mencionados no 3º ponto, sou um pouco anti-solos, já que são raros os que conseguem de facto exprimir algo. Muitas vezes são desnecessários, são apenas algo técnico, sem sentimento. É claro que há solos que gosto, e que conseguem ser bastante expressivos.

Quanto ao 4º ponto, tenho apenas uma dúvida. Não quiseste dizer que músicas instrumentais são show-off, pois não? Shocked

Finalizando, com o 5º ponto, gosto da ideia, e um grande exemplo disso é a Reptile dos Nine Inch Nails.


"She spreads herself wide open to let the insects in
She leaves a trail of honey to show me where she’s been
She has the blood of reptile just underneath her skin
Seeds from a thousand lovers drip down from within

Oh my beautiful liar
Oh my precious whore
My disease my infection
I am so impure

Devils speak of the ways in which she'll manifest
Angels bleed from the tainted touch of my caress
Need to contaminate to alleviate this loneliness
I now know the depths I reach are limitless

Oh my beautiful liar
Oh my precious whore
My disease my infection
I am so impure"

Três versões da música.